quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

e assim estamos...

Boa noite, cidadãos!!!!!


Vi este cartoon e como estou a debruçar-me sobre a web 2.0 e as tecnologias informáticas, gostaria que dessem uma olhadela sobre ele! Eu achei bastante piada e realmente demonstra um pouco o que se passa nos nossos dias... Ora vejam!

domingo, 24 de janeiro de 2010

mais alguns passos nesta minha caminhada...

Caros cidadãos! Gostaria que lessem o seguinte texto e gostaria de saber qual a vossa opinião. Posso contar com vocês?
Mais uma coisa, o texto está em brasileiro, pois retirei-o de um blog...mas como achei que era interessante debate-lo aqui, espero que alinhem!!!!
Aqui vai:A Internet pode funcionar como uma plataforma, onde a relevância não esta no conteúdo em si, mas o que os usuários fazem com ele. Tal interação significa que, brevemente, serviços online poderão substituir programas de desktops usados atualmente, assim como permitir maior acesso e troca de dados pela ação dos usuários.Produtos são produzidos, vendidos, estocados e consumidos em todas as partes do mundo. Existe uma interação em toda a cadeia, desde o processo produtivo, marketing, logística ao consumidor final. Era da colaboração, trata-se de uma integração on-line de toda a cadeia global, resultando em drástica redução de custos e um mundo cada vez mais competitivo, fruto de uma mão de obra abundante de um mundo que se fala.Informação – na web 2.0 nunca foi tão fácil, acessar, criar, produzir, buscar informação, não há segredos nem limites, o consumidor se torna em um ser mais esclarecido envoldo, um ser ativo.
As empresas perderam o controle do consumidor, as marcas podem ser destruídas pelos consumidores, os pequenos cliques valem milhões, são pessoas, que juntas podem acabar com uma reputação que foi construída com muito esforço durante anos. As empresas devem se abrir para esta nova comunidade e entender este novo consumidor, em alguns casos eles devem fazer parte do processo de produção. Nesta realidade de informações, transparência nunca foi tão importante, as empresas que tentarem se esconder pode perder milhares de cliques (consumidores), juntos eles querem saber mais, saber sobre os rumos da empresa e da sua relação com o ambiente e com o planeta. As marcas fortes, definitivamente, sabem deste poder dos clientes/acionistas da empresa, as coorporacoes inteligentes dividem esta responsabilidade com seus clientes. As grandes gravadoras escolhiam os grandes hits da temporada, hoje esta escolhe, sem o envolvimento dos milhares de consumidores, pode ser um grande desperdício de tempo e milhares de dólares. bandas de rock, musicas de sucesso, filmes, produtos e campanhas que nascem antes na web e depois ganham o mercado, num processo de contra-mao do que as empresas estamos acostumadas.
As ferramentas de produção incluíram o consumidor como parte integrante do processo, consumidores saíram da função passiva para participar ativamente. A colaboração é resultado visto em varias situações na web 2.0 Marcas como wikipedia, maior enciclopédia do mundo, o YouTube, onde qualquer pessoa pode postar seu próprio vídeo na web, e os sites de busca, como Google e Yahoo, são parte da vida dos usuários/clientes que fazem parte deste ambiente.Esta interação não esta disponível somente para acesso a web, o encontro a interação entre as pessoas, a personalização também pode ser compartilhada por celulares, PDAs, Blackberris, TV digitais, rádios e todo e qualquer aparelho digital. As marcas devem buscar experiências e participação, casos de sucesso podem ser os novos games, que criam situações de interação entre usuários do mundo todo via web.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Gostaria de partilhar com voces, a importância da web 2.0 na nossa sociedade e a influência desta nos dias de hoje.
Segundo Tim O'Reilly, fundador da O'Reilly Media, a Web 2.0 "é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva".
A Wikipedia vive dessa "inteligência colectiva", ao permitir a qualquer um criar ou editar uma entrada numa enciclopédia em constante actualização. O Digg valoriza as sugestões de páginas que têm mais votos, enquanto o Del.icio.us utiliza um sistema semelhante mas com os favoritos ("bookmarks") de milhões de pessoas.
O que pensam sobre isto?

continuando pelos meandros da web 2.0...



Olá!!!!!! Cá estou eu novamente após algum tempo de ausência.... e vou continuar a falar sobre????


O que vos sugere esta imagem ?

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

falando sobre a web 2.0...


Cá estou eu novamente!!!! Como referi, vou falar sobre ferramentas da web 2.0. Contudo, vou iniciar esta caminhada pelo mundo da web por explicar em que consiste.
O termo "Web 2.0" foi criado pela empresa O'Reilly Media em 2004 e refere-se a uma segunda geração de serviços na Internet com enfâse na colaboração e partilha de informação.

web 2.0


Olá cidadãos!


Sabem a que se refere esta imagem? Para quem não sabe, refere-se à WEB 2.0! Mas o que é isso, perguntam alguns... pois bem, é isso mesmo o que eu vou falar nos próximos passos...